04 novembro 2018

Liberdade de voto para os autarcas das Freguesias eleitos pelo PSD

Os Autarcas eleitos para as Juntas ou Uniões das Freguesias merecem o maior respeito do PSD Águeda. São eles os agentes políticos mais próximos das populações e aqueles que melhor defendem os seus interesses.

Por imposição legal, estes autarcas integram a Assembleia Municipal, um órgão que tem por propósito fiscalizar a ação do executivo municipal, do qual se encontram dependentes para concretizar o seu trabalho. Para a Comissão Política do PSD Águeda, este é um constrangimento à isenção e à liberdade de decidir, quer no seu sentido de voto, quer nas intervenções que pretendam fazer. São vários os episódios recentes que comprovam esta situação.

Com efeito, a Comissão Política do PSD Águeda decidiu conferir liberdade de voto na Assembleia Municipal aos Presidentes de Junta ou União de Freguesias eleitos pelo partido, em todas as matérias que coloquem em causa os principais interesses das suas populações e, designadamente, o Orçamento municipal. Este é um objetivo que se encontrava estabelecido desde o início do mandato e que agora tornamos público.